PMDB foi o grande beneficiário da corrupção na Petrobrás, acusa Procuradoria

PMDB foi beneficiário da corrupção na Petrobrás, acusa Procuradoria
Procuradoria da República joga luz sobre atuação do partido do governo na estatal, entre 2007 e 2012, ao pedir condenação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

Julia Affonso, Mateus Coutinho, Ricardo Brandt e Fausto Macedo

 

Foto: Marcos de Paul/Estadão

Ao pedir a condenação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, a Procuradoria da República afirma que tanto o ex-parlamentar quanto seu partido ‘beneficiaram-se direta e indiretamente do esquema de corrupção na Petrobrás, sobretudo no âmbito da diretoria Internacional da companhia’.

Documento

A força-tarefa da Operação Lava Jato afirma que um porcentual sobre os contratos da diretoria, a partir de 2007, foi ‘repassado indevidamente’ ao PMDB.

A acusação direta ao partido do governo consta das alegações finais do Ministério Público Federal, no Paraná, na ação penal em que Eduardo Cunha é acusado de receber propina na compra do campo petrolífero de Benin, na África, pela Petrobrás, em 2011.

“Um percentual dos valores dos contratos celebrados pela diretoria Internacional da Petrobrás – entre eles o de aquisição de 50% dos direitos exploratórios do campo de petróleo em Benin – era repassado indevidamente ao grupo político responsável pela nomeação dos cargos mais importantes na referida pasta. No caso, a partir de 2007, o partido responsável era o Partido do Movimento Democrático do Brasil – PMDB”, aponta a força-tarefa.

Segundo a Procuradoria, os repasses ainda teriam ocorrido nos contratos para construção dos navios-sonda Petrobrás 10000 e Vitória 10000 e no contrato de afretamento do navio-sonda Titanium Explorer.

Eduardo Cunha é réu também em outra ação penal, em curso no Tribunal Regional Federal da 2.ª Região (TRF2). O ex-deputado é suspeito de ter recebido US$ 5 milhões do lobista Julio Camargo, por intermédio do operador Fernando Falcão Soares, o Fernando Baiano, relativo ao Petrobrás 10000 e Vitória 10000.

“Em todos estes processos existem diversas provas de que tanto o PMDB quanto o acusado Eduardo Cunha beneficiaram-se direta e indiretamente do esquema de corrupção na Petrobrás, sobretudo no âmbito da diretoria Internacional da companhia”, destaca a Procuradoria.

No documento, a força-tarefa aponta ainda para a nomeação do engenheiro Jorge Zelada para a diretoria Internacional da Petrobrás, em 2008.

“Foi comprovado no decorrer da presente ação penal que o ex-deputado Eduardo Cunha participou da sua nomeação, manutenção e apoio no cargo e posteriormente beneficiou-se financeiramente desta influência. As provas produzidas na presente ação penal evidenciaram que a nomeação de Jorge Zelada se deu em razão de um arranjo político estabelecido entre o PMDB e o PT, na época o partido governista. Em troca de apoio político em votações de interesse do governo no Congresso Nacional, a diretoria Internacional da Petrobrás passou a ser ‘loteada’ em favor do PMDB a partir de 2007, especificamente da bancada do PMDB de Minas Gerais na Câmara dos Deputados”, narra o Ministério Público Federal.

A Procuradoria afirma. “Tal esquema perdurou por muitos anos e existem diversas provas que desde 2007 até 2012 a Diretoria Internacional da Petrobrás foi ‘loteada’ pelo Governo Federal em favor do PMDB, que durante este período teve como uma das figuras mais proeminentes o acusado Eduardo Cunha.”

FONTE: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/pmdb-foi-beneficiario-da-corrupcao-na-petrobras-acusa-procuradoria/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: