PF investiga fraude de R$ 3 milhões em restaurantes universitários no RS

A Polícia Federal deflagou, na manhã desta quinta-feira (27), a Operação Bandejão, que apura fraudes em restaurantes universitários da Unipampa (Universidade Federal do Pampa), no Rio Grande do Sul. As irregularidades teriam gerado um rombo de cerca de R$ 3 milhões nos cofres públicos.

Segundo a Polícia Federal, cinco empresas que administram os restaurantes estão sob investigação. A suspeita é que elas, com o auxílio de servidores da universidade, tenham adulterado o controle de refeições servidas, para receber mais repasses da União.

Mais de cem agentes cumpriram 22 mandados de busca e apreensão e três ordens de condução coercitiva nas cidades gaúchas de São Borja, Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Uruguaiana, São Gabriel e Jaguarão; e Araraquara (SP) – onde fica a sede de uma das empresas investigadas.

Dilvulgação/Polícia Federal
Policiais federais trabalham na Operação Bandejão
Policiais federais trabalham na Operação BandejãoPara comer nos restaurantes da universidade, os estudantes devem fornecer, na entrada, seu número de matrícula e de senha. De acordo com a PF, as empresas usavam esses dados para lançar uma quantidade maior de refeições no sistema –há registro de alunos que estiveram, ao mesmo tempo, em restaurantes de três unidades da Unipampa, em cidades diferentes.

A universidade declarou, em nota, que detectou possíveis irregularidades nos restaurantes no início deste ano, por meio de auditorias internas. Com o resultado da averiguação, a Procuradoria Federal remeteu o caso à PF.

A instituição afirmou ainda que apoia a operação e já está tomando providências para combater as irregularidades. Uma das medidas é a aquisição de catracas biométricas para acesso aos restaurantes. As empresas investigadas, no entanto, continuam na administração dos restaurantes, que continuam a funcionar normalmente.

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/10/1826947-pf-investiga-fraude-de-r-3-milhoes-em-restaurantes-universitarios-no-rs.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: