Operação Esopo da PF prende quadrilha por fraudes em licitações que desviou mais de R$ 400 milhões

Polícia Federal realiza uma operação nesta segunda-feira para prender suspeitos de integrar uma quadrilha que desviava dinheiro público a partir de fraudes em licitações em 10 Estados e no Distrito Federal. A Operação Esopo cumpre, ao todo, 101 mandados judiciais – 25 de prisão temporária, 12 de condução coercitiva (que obriga a pessoa a ir à delegacia e prestar depoimento), além de 44 mandados de busca e apreensão e 20 de sequestro de valores, bens móveis e imóveis.

Após o contrato, a organização prestava os serviços com valores superfaturados, ou não realizava o trabalho contratado. As empresas integrantes da Oscip recebiam repasses milionários, de acordo com as investigações. Nos últimos cinco anos, a organização já recebeu mais de R$ 400 milhões em dinheiro público.

Agentes da PF cumprem mandados em empresas localizadas nas sedes das prefeituras de sete municípios do Estado de Minas Gerais – Araçuaí, Coração de Jesus, Januária, São Francisco, São João da Ponte, Taiobeiras e Três Corações. Policiais também revistam as sedes de um instituto do governo de MG, de um ministério do governo federal (que não foi identificado) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

Os presos na Operação Esopo devem responder por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro, além de outros delitos. As penas máximas podem passar de 30 anos de prisão.

Lobo em pele de cordeiro
O nome da operação da PF faz referência ao escritor grego Esopo, autor da fábula “lobo em pele de cordeiro”. Segundo a PF, a história do fabulista, que prega a moral de conduta, resume os atos da organização investigada.

A Oscip teria usado a justificativa de atuar em parceria com o poder público para desviar verba pública. Segundo a PF, a organização “deveria pautar sua atuação no interesse social”, mas atuou “como verdadeiro lobo em pele de cordeiro”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: