Empreiteiras: um histórico de escândalos que abala o país há décadas

Reportagem dos anos 80 da revista ‘Veja’ já trazia extenso levantamento de casos de corrupção

Os mesmos escândalos e seus protagonistas já citados peloJornal do Brasil em diversas reportagens e editoriais vêm destruindo o país e abalam seu povo sofrido há mais de 60 anos.
Senão, vejamos:
Em 20 de maio de 1987, a revista Veja publicou extensa reportagem, que não leva assinatura mas que se deve creditar ao diretor de redação e à sua equipe, que é uma verdadeira obra-prima sobre a corrupção que havia naquele momento.
Em 1987, o Brasil só tinha 120 milhões de habitantes, segundo o IBGE. Levando-se em consideração que 10% desta população morreu, pode-se chegar à conclusão de que, hoje, metade dos brasileiros sequer ouviu falar dos escândalos citados na reportagem. E é bom que conheçam.
Também em 1987, no dia 13 de maio, o jornalista Jânio de Freitas, em um furo de reportagem publicado na Folha de S. Paulo, revelava que havia sido fraudulenta e determinada por corrupção a concorrência pública, cujos resultados o governo havia divulgado na noite anterior, para construção da ferrovia Maranhão-Brasília (ou Norte-Sul).
Folha havia publicado os 18 vencedores, disfarçadamente, cinco dias antes, quando os envelopes com as propostas concorrentes ainda não haviam sido abertos pela estatal Valec e pelo Ministério dos Transportes. Veja a reportagem:
Capa da ‘Folha de S. Paulo’ mostrando que, cinco dias antes, o jornal já havia antecipado os vencedores da licitação
O texto da reportagem Veja, que parte deste escândalo revelado pela Folha de S. Paulo, cita até Juscelino Kubitschek quando diz: “Nos últimos vinte anos, o desenvolvimentismo do qual a maior expressão foi o presidente Juscelino Kubitschek transformou construtoras antes muito modestas em potências de nível internacional (…) O fenômeno é tanto maior quanto se sabe que a Andrade Gutierrez tinha um único trator nos anos 40, quando ela foi criada”.
JB, dando crédito à revista Veja, publica a seguir a magnífica reportagem. O que se deve perceber no texto é a importância que os donos de construtoras tinham com o presidente da República no período desses escândalos. O que há de se salientar no governo atual é que a promiscuidade que havia entre presidente da República e presidentes de empreiteiras sofreu um downgrade para presidentes de estatais e presidentes de empreiteiras. A “qualidade” da corrupção piorou muito no aspecto ético.
>> Clique aqui e veja a reportagem completa (espere carregar)
Extensa reportagem da revista 'Veja', de 1987, já relatava escândalos com empreiteiras
Extensa reportagem da revista ‘Veja’, de 1987, já relatava escândalos com empreiteiras

FONTE JORNAL DO BRASIL
http://correntesdaescravidao.blogspot.com/2014/11/empreiteiras-um-historico-de-escandalos.html?view=flipcard

Uma resposta to “Empreiteiras: um histórico de escândalos que abala o país há décadas”

Deixe um comentário