Clínica Santa Helena cobrava duas vezes do SUS pelas internações.

No último domingo (8), o ‘Fantástico’ exibiu uma matéria de denúncia envolvendo unidades de saúde em todo o país que tinham esquema para cobrança do Sistema único de Saúde (SUS) pelas internações de pacientes. A Clínica Santa Helena em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, está na lista das investigações.

De acordo com a denúncia, os casos acontecem desde 2008. Na Clínica Santa Helena, por exemplo, um morador de Rio Bonito teria sido dado como morto duas vezes. Sinésio da Costa Pereira foi enterrado pela família no dia 21 de dezembro de 2008, mas os registros do hospital mostram que o homem teria voltado em março de 2009.

O valor correto cobrado ao SUS pelo hospital deveria ser de R$ 4.200, mas, com o esquema, a unidade cobrou mais de R$ 11.000 pelo atendimento. Nesta segunda-feira (9), a direção do hospital divulgou uma carta para se justificar com a população. Segundo esta carta, dos 40 mil atendimentos realizados pelo hospital, o caso descrito acima seria o primeiro de cobrança duplicada, que está sendo apurado pela secretaria estadual de Saúde, e o valor já foi ressarcido.

O Ministério da Saúde divulgou mudanças no sistema de pagamentos para tornar o processo mais rígido. As alterações devem estar implantadas em todos os hospitais do país em fevereiro de 2014.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio começou nesta segunda-feira (9) uma auditoria para investigar supostas fraudes em procedimentos feitos em hospitais, e pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São cerca de 3 mil Autorizações para Internação Hospitalar (AIH) sob suspeita. A AIH é o documento usado para cobrar os gastos com um paciente internado pelo SUS. Dentre elas, há, por exemplo, documentos que tratam da remoção de um útero em um homem, e da retirada de próstata em uma mulher, como mostrou o Fantástico de domingo (8).

Em todo o país, há mais de 20 mil fichas hospitalares suspeitas de fraudes e erros grosseiros. Só no estado do Rio, há 2.969 Autorizações para Internação Hospitalar (AIH) com suspeita de fraude. Assim que a pessoa recebe alta, a AIH é encaminhada para o SUS. O Sistema Único de Saúde libera o pagamento composto por verbas federais, estaduais e municipais para os hospitais. Os resultados devem ser divulgados em um mês.

saiba mais

Caso incrível
O paciente Jorge Cordeiro Moura deu entrada na Fundação Municipal de Saúde de Niterói no dia 12 de março de 2009. Segundo o documento, ele é do sexo masculino morreu no mesmo dia em que deu entrada na unidade de saúde.

No entanto, quase dois anos depois há outra ficha em nome de Jorge. Desta vez, na Casa de Saúde Vila Paraíso, em São Gonçalo. O nome do paciente e a data de nascimento são iguais, mas, de acordo o novo registro, o sexo é feminino. O procedimento realizado é uma histerectomia, que só deve ser feito em mulheres por se tratar da retirada do útero. O documento mostra ainda que Jorge teve alta no dia seguinte à internação.

Em dezembro de 2011, uma senhora foi internada num hospital público da Penha com broncopneumonia. Dois dias depois, ela morreu de insuficiência respiratória aguda. Tudo foi registrado numa autorização de internação hospitalar, mas, numa outra autorização, falsificada, a paciente estava internada no mesmo hospital, no mesmo dia, com uma fratura no calcanhar.

Já em São Gonçalo, há registro de uma mulher que retirou a próstata – um órgão masculino. Crenilda tinha ido até à Casa de Saúde Santa Maria para operar a vesícula. A instituição criou uma segunda AIH com os dados da paciente e mudou apenas o sexo no registro e cobrou do SUS o procedimento que só pode ser feito em homens.

http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2013/09/unidade-de-saude-de-cabo-frio-rj-esta-envolvida-em-esquema-de-fraude.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: